Paraty

Paraty oferece vários eventos em junho

Paraty oferece vários eventos em junho: o tradicional Bourbon Festival e as comemorações pelo feriado de Corpus Christi

De 9 a 11, a cidade histórica recebe o tradicional Bourbon Festival Paraty – Festival Internacional de Jazz, Blues, R&B e soul, que chega à sua nova edição, consolidado como um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Nas edições anteriores, mais de 150 mil pessoas desfrutaram de momentos inesquecíveis, em shows memoráveis, em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil. Um dos destaques do evento é a apresentação da Orleans Street Jazz Band, composta por um time de músicos novatos e veteranos e conhecida pelo seu repertório de jazz tradicional e pela sua interatividade com o público.

Dia 15, acontece a festa de Corpus Christi, quando se realiza a tradicional procissão e a ornamentação das ruas do Centro Histórico com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como serragem colorida, pigmentos, cal, flores, pó de café, etc, com desenhos elaborados com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e demais motivos eucarísticos. Em Paraty, a festa é mantida com grande rigor litúrgico.

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo e a festa é baseada em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, que para os católicos é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

De 16 a 18, será realizado o Festival do Camarão, evento que foi idealizado visando angariar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, que em 2017 acontece nos dias 1º e 2 de julho. O festival também marca o fim do defeso do camarão, período proibido para a pesca do crustáceo. Além da culinária, o público também encontrará peças artesanais produzidas pelos caiçaras locais. Por isso, vale conferir os atrativos da comunidade. Todos os dias, os barcos saem do cais da Praia Grande em direção à Ilha do Araújo, a partir das 10h30m e a viagem dura apenas 30 minutos.

Dias 1º e 2 de julho, Paraty realiza a Festa de São Pedro e São Paulo, que acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade. O evento conta com intensa programação religiosa em vários locais do município, mas com destaque para a Ilha do Araújo.

Um dos destaques da festa é a regata de canoagem caiçara, homenageando a batalha naval de Riachuelo e a bela procissão marítima que sai do Cais de Turismo e, no meio da Baía, tem a bênção do anzol, para que a pesca seja próspera durante todo o ano. Os barcos saem todos enfeitados em direção à Ilha do Araújo e o concurso premia a embarcação mais bem enfeitada, com os primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

 

Group of kids with thumbs up. Compartilhe já:
facebooktwittergoogle_plusmailfacebooktwittergoogle_plusmail